Ensino da arte: um espaço poético
Ensino da arte: um espaço poético é um documentário que realizei em 2010 para dar visibilidade ao processo de ensino-aprendizagem criativo e poético que era desenvolvido no ensino médio do Colégio Pedro II, campus Centro, em minhas aulas de Artes Visuais. O que acontece dentro da escola, apesar de reverberar e plantar as bases para o que se materializará na sociedade, é ignorado pela maioria das pessoas. No próprio campo da arte, eu percebo que seu sistema mais amplo ignora o que acontece no espaço de formação básica, onde crianças e adolescentes têm, em nosso país, o primeiro – e para muitos o
único – contato com a arte institucionalizada. Esse documentário dá visibilidade aos processos realizados em sala de aula e para além dela, nos encontros com exposições e artistas promovidos pela escola.
O vídeo apresenta também o que essa experiência provoca no fazer, pensar e viver dos estudantes.
Ruptura e tradição: passagem pelos séculos XIX e XX
Criei essa videoinstalação de 16 minutos no âmbito de minha pesquisa de mestrado, quando me debrucei sobre o construtivismo dos métodos de montagem utilizados por Jean-Luc-Godard na série História(s) do Cinema, assim como em três videoinstalações contemporâneas, com o objetivo de desenvolver materiais educativos em vídeo para o ensino da arte. Desejava criar materiais que partissem das próprias imagens e de sua pedagogia, para propiciar uma apreensão ativa e pensante por parte dos estudantes. Nessa videoinstalação, é apresentado por meio de duas telas o conjunto de transformações ocorridas nas artes visuais entre os séculos XIX e XX, desde a invenção da fotografia ao advento do modernismo.
Os vídeos põem em diálogo comentários do artista e professor Ricardo Maurício (UFES) e imagens da história da arte ocidental e dos primórdios da fotografia, articulados com citações de teóricos e filósofos da arte e do cinema, por meio de inscrições gráficas. Na pista sonora, músicas, efeitos e locuções em off adicionam mais uma camada perceptiva ao conjunto. Apresentei esse material videográfico nas aulas de Artes Visuais do campus Centro do Colégio Pedro II entre 2004 e 2017, assim como em congressos internacionais de arte-educação. Observei e documentei resultados significativos na aprendizagem dos alunos, em sua percepção da arte, de suas transformações e reverberações na sociedade.